Cultivar ouro?

Imagem da notícia: Cultivar ouro?

Uma equipa de investigadores da Nova Zelândia consegue extrair ouro de plantas.

Através do uso de nanopartículas é possível “cultivar ouro”, embora apresente sérios riscos para o ambiente.

Chris Anderson, um dos investigadores da Universidade de Massey, explica que é possível extrair metais de plantas de crescimento rápido, como o girassol e a mostarda.

Estas plantas conseguem extrair elementos químicos através das raízes, tal como concentrar metais nas folhas.

Para colher por exemplo ouro é necessário queimar as plantas através de ácidos fortes e elementos nocivos para o ambiente como o cianeto.

Embora apresente algumas vantagens, como a rápida recolha de metal das plantas, levantam-se algumas questões sobre a viabilidade da técnica já que é muito poluente.

26 de Junho, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Feira de Relógios Vintage inaugurada em Lisboa

O salão, realizado a 11 de novembro no centro de Lisboa, foi o ponto de encontro para 23 comerciantes de relógios, tanto profissionais quanto amadores, e apresentou uma diversidade de relógios, abrangendo peças desde o século XVIII até ao ano 2000, com grande destaque para relógios de pulso dos anos 50 a 70.

Ler mais 27 de Novembro, 2023
Atualidade

AORP convoca assembleia geral extraordinária

A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) convoca os seus associados, no exercício dos seus planos direitos, a participar na reunião de assembleia-geral extraordinária, que decorrerá no próximo dia 4 de dezembro de pelas 15h30, na sede do organismo, na Avenida Rodrigues de Freitas, 204, Porto.

Ler mais 15 de Novembro, 2023
Atualidade