Cultivar ouro?

Imagem da notícia: Cultivar ouro?

Uma equipa de investigadores da Nova Zelândia consegue extrair ouro de plantas.

Através do uso de nanopartículas é possível “cultivar ouro”, embora apresente sérios riscos para o ambiente.

Chris Anderson, um dos investigadores da Universidade de Massey, explica que é possível extrair metais de plantas de crescimento rápido, como o girassol e a mostarda.

Estas plantas conseguem extrair elementos químicos através das raízes, tal como concentrar metais nas folhas.

Para colher por exemplo ouro é necessário queimar as plantas através de ácidos fortes e elementos nocivos para o ambiente como o cianeto.

Embora apresente algumas vantagens, como a rápida recolha de metal das plantas, levantam-se algumas questões sobre a viabilidade da técnica já que é muito poluente.

26 de Junho, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

ANJE e Mar Shopping dinamizam desafio para Startups

O Concurso Desafio MAR StartUp visa estimular o desenvolvimento de novos conceitos e de novas oportunidades de negócio, culminando na criação de um Startup Quiosque, nos MAR Shopping Algarve e Matosinhos. As candidaturas estão abertas até 31 de janeiro.

Ler mais 28 de Janeiro, 2022
AtualidadeEventos

#BEFREE e HOMI Fashion&Jewels realizam-se em março

As exposições de moda e acessórios vão acontecer de 11 a 14 de março. Para a organização a alteração permite “garantir mais tranquilidade a todos os operadores e promover a presença de compradores internacionais”.

Ler mais 28 de Janeiro, 2022
AtualidadeEventosOurivesaria

Cor do Ano Pantone 2022

Very Peri é o tom escolhido para a cor do ano 2022, numa contínua forma crítica de expressão e comunicação, capaz de influenciar pensamentos e emoções.

Ler mais 26 de Janeiro, 2022
AtualidadeCuriosidadeNotícias