Oficina do Ouro: Uma homenagem a todos os artesãos

Imagem da notícia: Oficina do Ouro: Uma homenagem a todos os artesãos

A bela cidade minhota de Viana do Castelo acolheu a 10 de maio um novo marco para a cidade.

O Museu do Traje passou a integrar uma oficina que retrata a arte tradicional de trabalhar o ouro, juntando-se à coleção histórica de 600 peças já doada pelo ourives Manuel Freitas.

Esta exposição apresenta alguns artefactos usados na execução e reparação das peças de ourivesaria popular portuguesa e resulta de uma doação de peças de Guilhermino Borges, Manuel José Gonçalves e de Manuel Santana d’Araújo.

“Para mim, é o concretizar de um sonho. Sempre desejei construir em Viana do Castelo um polo de atração da ourivesaria tradicional portuguesa. Hoje mesmo entreguei todo o meu espólio de Ourivesaria Portuguesa, constituído por centenas de livros que ofereci à cidade de Viana, para criar um nicho de consulta de Ourivesaria, para que um dia mais tarde quem quiser consultar os livros, possa fazê-lo aqui”, afirmou Manuel Freitas em entrevista à JoiaPro, que dinamizou a abertura da “Oficina do Ouro”.

Para Margarida Borges, filha do falecido artesão Guilhermino Ferreira Borges e viúva do também artesão Manuel José Gonçalves, a nova sala vai servir para “esclarecer” os vianenses e visitantes sobre todo o processo de construção de uma peça em ouro e garantiu aos presentes que o novo espaço é uma “homenagem” a todos os artesãos.

17 Maio 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Portuguese Jewellery: A Global Show com novas candidaturas

A AORP volta a disponibilizar as candidaturas para o projeto Portuguese Jewellery: A Global Show, o quarto Programa de Internacionalização da Ourivesaria de Portugal 2020 – 2021. Os interessados devem candidatar-se até ao dia 30 de outubro.

Ler mais 23 Outubro 2020
Atualidade

Inhorgenta 2021 conta com grande apoio da indústria

A Inhorgenta Munich será realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2021, contando com um grande apoio da indústria apesar da situação pandémica que vivemos atualmente. Cerca de cinco meses antes do início do evento, são vários os expositores que já se inscreveram.

Ler mais 19 Outubro 2020
Atualidade