Oficina do Ouro: Uma homenagem a todos os artesãos

Imagem da notícia: Oficina do Ouro: Uma homenagem a todos os artesãos

A bela cidade minhota de Viana do Castelo acolheu a 10 de maio um novo marco para a cidade.

O Museu do Traje passou a integrar uma oficina que retrata a arte tradicional de trabalhar o ouro, juntando-se à coleção histórica de 600 peças já doada pelo ourives Manuel Freitas.

Esta exposição apresenta alguns artefactos usados na execução e reparação das peças de ourivesaria popular portuguesa e resulta de uma doação de peças de Guilhermino Borges, Manuel José Gonçalves e de Manuel Santana d’Araújo.

“Para mim, é o concretizar de um sonho. Sempre desejei construir em Viana do Castelo um polo de atração da ourivesaria tradicional portuguesa. Hoje mesmo entreguei todo o meu espólio de Ourivesaria Portuguesa, constituído por centenas de livros que ofereci à cidade de Viana, para criar um nicho de consulta de Ourivesaria, para que um dia mais tarde quem quiser consultar os livros, possa fazê-lo aqui”, afirmou Manuel Freitas em entrevista à JoiaPro, que dinamizou a abertura da “Oficina do Ouro”.

Para Margarida Borges, filha do falecido artesão Guilhermino Ferreira Borges e viúva do também artesão Manuel José Gonçalves, a nova sala vai servir para “esclarecer” os vianenses e visitantes sobre todo o processo de construção de uma peça em ouro e garantiu aos presentes que o novo espaço é uma “homenagem” a todos os artesãos.

17 de Maio, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas