Ouro poderá tratar cancro da próstata

Imagem da notícia: Ouro poderá tratar cancro da próstata

Investigadores americanos demonstraram que a utilização de nanopartículas de ouro e de um composto encontrada nas folhas do chá é capaz de reduzir em 80 por cento o volume dos tumores da próstata.

Segundo o estudo publicado nos “Proceedings of the National Academy of Sciences”,  foi descoberto um composto especial no chá que é atraído pelas células tumorais da próstata. “Quando combinámos o composto do chá com as nanopartículas radioativas de ouro, o composto do chá ajudou a direcionar as nanopartícluas para o tumor, o que resultou de uma forma muito eficaz na sua destruição”, revelou Kattesh Katti, uma das autoras do estudo.

Atualmente o cancro da próstata é tratado através da injeção de centenas de partículas radioativas na próstata. Contudo, este tratamento não é eficaz nos casos do cancro da próstata mais agressivo devido ao tamanho das partículas e à sua incapacidade de administrar doses eficazes.

Assim, neste estudo os investigadores desenvolveram nanopartículas com o tamanho ideal. Em vez de centenas de injeções foram apenas administradas um ou duas, tendo as nanopartículas atingido com eficácia as células tumorais.

23 de Julho, 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Portojóia inicia hoje

Acaba de abrir portas para a sua 34ª edição, o maior evento de joalharia, ourivesaria e relojoaria, que reúne marcas, designers e retalhistas durante quatro dias para refletir as mais atuais propostas e novidades da indústria do setor. A Portojóia decorre até 28 de setembro, na Exponor.

Ler mais 25 de Setembro, 2025
AtualidadeExposições e Feiras