2ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa

Imagem da notícia: 2ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa

A 2ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa procura refletir sobre a forma como as joias expressam e representam o político e poder.

“Joias Políticas. Joias de Poder” é o mote desta segunda edição que procura abranger essas duas dimensões e o título “Madrugada”, inspira-se no poema de Sophia de Mello Breyner Andersen. 

O objetivo deste exercício curatorial é “explorar a joalharia e o ato de adornar o corpo como instrumento político de reestruturação, de detalhe, de cuidado e de ativismo. A exposição pretende mostrar a vitalidade da expressão política da joalharia artística contemporânea, através de visões transgeracionais, transdisciplinares e transculturais, revelando entendimentos diversos, numa abordagem abrangente do que é hoje a joalharia política”.

A equipa curatorial de Madrugada “acredita que os cerca de 90 artistas apresentados, cada um à sua maneira, nos mostram, através das suas capacidades de imenso trabalho e atenção, metodologias únicas, que exploram o adorno como meio de transformação, de intimidades e esferas políticas, para sonhar e prenunciar as revoluções do amanhã.”

A exposição coletiva internacional “Madrugada – A Joalharia e a Matéria da Esperança” está aberta ao público de 28 de junho a 22 setembro, no MUDE Fora de Portas, Lisboa.

Mais em jewellerybiennial.pt

10 de Junho, 2024
Eventos

Notícias relacionadas

Alfândega Joias: second edition with more exhibitors

Between May 10 and 12, Alfândega do Porto was the "home" for more than 20 exhibiting companies at the second edition of Alfândega Joias. The event, which took place in a "minimalist and intimate atmosphere", demonstrated the dynamics of the goldsmithing, jewelry, and watchmaking sector and confirmed that it "has legs to stand on".

Ler mais 21 de Junho, 2024
Eventos

Portojóia under the motto “Me, Myself and I”

The motto for the 33rd edition of Portojóia - International Fair of Jewelry, Goldsmithing, and Watchmaking - "Me, Myself and I" - aims to highlight the value of individuality and self-expression. From September 26 to 29, national and international exhibitors will gather at Exponor, in Leça da Palmeira, Matosinhos, to present the latest innovations in the sector.

Ler mais 17 de Junho, 2024
Eventos

Portojóia sob o mote “Me, Myself and I”

Está dado o mote para a 33.ª edição da Portojóia - Feira Internacional de Ourivesaria, Joalharia e Relojoaria – “Me, Myself and I” – pretende destacar a valorização da individualidade e da autoexpressão. De 26 a 29 de setembro, expositores nacionais e internacionais estarão reunidos na Exponor, em Leça da Palmeira, para apresentar as mais recentes novidades do setor. 

Ler mais 17 de Junho, 2024
Eventos