Alto preço do ouro reflete forte procura em 2023

Imagem da notícia: Alto preço do ouro reflete forte procura em 2023

O relatório do World Gold Council (WGC) revela “mais um ano de compras intensas por parte dos bancos centrais, juntamente com um consumo resiliente de jóias, compensaram as saídas consideráveis de ETF”.

Segundo dados do WGC, a procura anual de ouro (excluindo OTC) de 4.448 toneladas foi “5% abaixo de um 2022” considerado “muito forte”. Incluindo os stocks (450 toneladas), a procura total de ouro em 2023 foi “a mais elevada alguma vez registada, com 4.899 toneladas”.

As compras do banco central mantiveram “um ritmo vertiginoso”. As compras líquidas anuais de 1.037 toneladas quase igualaram o recorde de 2022, ficando apenas 45 toneladas abaixo.

O investimento anual em barras e moedas registou “uma ligeira contração (-3% em termos anuais), à medida que tendências divergentes nos principais mercados ocidentais e orientais se compensavam”. O consumo anual de joias manteve-se “estável” em 2.093 toneladas, mesmo no ambiente de “preços muito elevados do ouro”. A recuperação da China “apoiou o robusto total global”, considera o WGC.

Apesar da recuperação no quarto trimestre na área da eletrónica, o volume anual de ouro utilizado na tecnologia caiu abaixo das 300 toneladas pela primeira vez na série de dados.

21 de Fevereiro, 2024
Atualidade

Notícias relacionadas

Eugénio Campos Jewels celebrates 37 years of history

Eugénio de Campos is an uncontrollable reference in the current Portuguese jewelry landscape. Eugénio de Campos Jewels’ CEO and creative since 1987, Eugénio de Campos has as his objective to “uphold his brand as the most notable and prestigious in the industry and to keep surprising with the irreverence that characterizes it”.

Ler mais 1 de Abril, 2024
Atualidade

Boa Páscoa!

A equipa da JoiaPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração.

Ler mais 29 de Março, 2024
Atualidade