Ourivesaria reclama fim do monopólio certificador da Casa da Moeda

Imagem da notícia: Ourivesaria reclama fim do monopólio certificador da Casa da Moeda

A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) defendeu em junho no parlamento a reformulação urgente do modelo de certificação do setor, cuja centralização na Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) diz estar a comprometer a competitividade das empresas.

De acordo com Nuno Marinho, toda a produção das 4.000 empresas do setor – responsáveis por mais de 11.000 empregos, uma faturação anual superior a 1.000 milhões de euros e exportações acima de 150 milhões de euros – “tem de passar obrigatoriamente pela certificação da Casa da Moeda”, cujo encerramento determinou um bloqueio que “impediu qualquer movimento comercial” nesse período.

Esta situação, segundo a secretária-geral da associação, Fátima Santos, foi o culminar de um conjunto de problemas resultantes do modelo monopolista de certificação em vigor, cujo modelo de funcionamento e custos associados são há muito contestados pelos agentes do setor.

Assista aqui à audiência:

2 Julho 2020
Joalharia e ourivesaria

Notícias relacionadas

Contrastaria aproxima-se do setor da ourivesaria

Sob nova direção, as contrastarias nacionais reforçam a estratégia com vista à modernização da oferta ao setor da ourivesaria e à maior proximidade com o mesmo. Desta forma, foram inauguradas as novas instalações do polo da Contrastaria de Gondomar e é lançado um novo website, que permitirá ao setor da ourivesaria recorrer aos seus serviços digitalmente.

Ler mais 24 Julho 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesaria

APIO anuncia alterações ao seu concurso de ourivesaria

Hoje, 23 de julho, Amália Rodrigues completaria 100 anos de vida. A APIO quis associar-se às comemorações do centenário deste ícone da cultura portuguesa, dedicando o tema do seu concurso de ourivesaria a esta celebração. Devido à crise epidémica que o país vive, a associação viu-se forçada a fazer algumas alterações ao concurso.

Ler mais 23 Julho 2020
Eventos e formaçãoJoalharia e ourivesaria