Ourivesaria reclama fim do monopólio certificador da Casa da Moeda

Imagem da notícia: Ourivesaria reclama fim do monopólio certificador da Casa da Moeda

A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) defendeu em junho no parlamento a reformulação urgente do modelo de certificação do setor, cuja centralização na Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) diz estar a comprometer a competitividade das empresas.

De acordo com Nuno Marinho, toda a produção das 4.000 empresas do setor – responsáveis por mais de 11.000 empregos, uma faturação anual superior a 1.000 milhões de euros e exportações acima de 150 milhões de euros – “tem de passar obrigatoriamente pela certificação da Casa da Moeda”, cujo encerramento determinou um bloqueio que “impediu qualquer movimento comercial” nesse período.

Esta situação, segundo a secretária-geral da associação, Fátima Santos, foi o culminar de um conjunto de problemas resultantes do modelo monopolista de certificação em vigor, cujo modelo de funcionamento e custos associados são há muito contestados pelos agentes do setor.

Assista aqui à audiência:

2 de Julho, 2020
Joalharia e ourivesaria

Notícias relacionadas

CIBJO lança guia para classificação de pérolas

O CIBJO Guide for Classifying Natural Pearls and Cultured Pearls (Guia CIBJO para a Classificação de Pérolas Naturais e Pérolas de Cultura) trata-se de um documento ilustrado que fornece uma visão abrangente das várias categorias de pérolas existentes em diferentes partes do mundo.

Ler mais 26 de Fevereiro, 2021
Joalharia e ourivesaria

Marta Maçarico, joias que valorizam o património

Marta Maçarico dá nome à empresa que une duas áreas de formação - Ourivesaria e Conservação e Restauro. Na primeira, Marta encontrou toda a liberdade artística aliada ao processo de criação de uma peça, desde a matéria-prima até ao resultado final. Na segunda, aprendeu a valorizar o património e tradições antigas, permitindo a durabilidade do material.

Ler mais 18 de Fevereiro, 2021
Joalharia e ourivesaria

AORP no webinar “Política Comercial da União Europeia”

Fátima Santos, secretária-geral da AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, participou no webinar “Política Comercial da União Europeia”, onde teve a oportunidade de partilhar o trabalho da associação e a realidade do setor.

Ler mais 15 de Fevereiro, 2021
Eventos e formaçãoJoalharia e ourivesaria