“De Picasso a Koons – o artista como joalheiro”

Imagem da notícia: “De Picasso a Koons – o artista como joalheiro”

O Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), em Espanha, tem a decorrer uma exposição de joias desenhadas por artistas como Picasso, Liechtenstein, Frank Stella e Braque.

O principal objetivo é destacar a ligação entre a ourivesaria e as criações artísticas. Para isso, 225 peças de grande valor material e intelectual – uma delas avaliada em 428 mil dólares americanos – dão corpo a esta mostra, a maioria pertencente à colecionadora Diane Venet.

Cerca de 150 artistas, entre pintores e escultores, estão representados nesta exposição por peças desenhadas desde a segunda metade do século XX. Picasso, por exemplo, contribui com uma série de sete peças de ouro, desenhadas entre 1956 e 1973.

Setenta por cento das joias da exposição pertencem à coleção de Diane e as restantes foram emprestadas por colecionadores, galeristas e particulares.

“De Picasso a Koons – o artista como joalheiro” esteve, anteriormente, em Nova Iorque e Atenas e, depois de Valência – onde estará até ao próximo dia 17 de fevereiro – marcará presença em Miami e Seul.

11 de Dezembro, 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Cindor is looking for goldsmith trainers

Cindor - Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria is looking for goldsmith trainers for Gondomar, Guimarães, Póvoa de Lanhoso and Santa Maria da Feira.

Ler mais 19 de Junho, 2024
Atualidade

Cindor procura formadores na área de ourivesaria

O Cindor - Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria está à procura de formadores na área de ourivesaria para Gondomar, Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Santa Maria da Feira.

Ler mais 19 de Junho, 2024
Atualidade

Easy Time and SL Benfica develop an exclusive Montjuïc watch

As part of Sport Lisboa e Benfica's (SL Benfica) 120th anniversary, on March 28, 2024, prestigious products developed in unique partnerships were launched, one of them being the partnership with Easy Time, which has over 30 years of experience in watchmaking and jewelry.

Ler mais 18 de Junho, 2024
Atualidade