“De Picasso a Koons – o artista como joalheiro”

Imagem da notícia: “De Picasso a Koons – o artista como joalheiro”

O Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), em Espanha, tem a decorrer uma exposição de joias desenhadas por artistas como Picasso, Liechtenstein, Frank Stella e Braque.

O principal objetivo é destacar a ligação entre a ourivesaria e as criações artísticas. Para isso, 225 peças de grande valor material e intelectual – uma delas avaliada em 428 mil dólares americanos – dão corpo a esta mostra, a maioria pertencente à colecionadora Diane Venet.

Cerca de 150 artistas, entre pintores e escultores, estão representados nesta exposição por peças desenhadas desde a segunda metade do século XX. Picasso, por exemplo, contribui com uma série de sete peças de ouro, desenhadas entre 1956 e 1973.

Setenta por cento das joias da exposição pertencem à coleção de Diane e as restantes foram emprestadas por colecionadores, galeristas e particulares.

“De Picasso a Koons – o artista como joalheiro” esteve, anteriormente, em Nova Iorque e Atenas e, depois de Valência – onde estará até ao próximo dia 17 de fevereiro – marcará presença em Miami e Seul.

11 de Dezembro, 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Feira de Relógios Vintage inaugurada em Lisboa

O salão, realizado a 11 de novembro no centro de Lisboa, foi o ponto de encontro para 23 comerciantes de relógios, tanto profissionais quanto amadores, e apresentou uma diversidade de relógios, abrangendo peças desde o século XVIII até ao ano 2000, com grande destaque para relógios de pulso dos anos 50 a 70.

Ler mais 27 de Novembro, 2023
Atualidade

AORP convoca assembleia geral extraordinária

A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) convoca os seus associados, no exercício dos seus planos direitos, a participar na reunião de assembleia-geral extraordinária, que decorrerá no próximo dia 4 de dezembro de pelas 15h30, na sede do organismo, na Avenida Rodrigues de Freitas, 204, Porto.

Ler mais 15 de Novembro, 2023
Atualidade