“De Picasso a Koons – o artista como joalheiro”
O Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), em Espanha, tem a decorrer uma exposição de joias desenhadas por artistas como Picasso, Liechtenstein, Frank Stella e Braque.
O principal objetivo é destacar a ligação entre a ourivesaria e as criações artísticas. Para isso, 225 peças de grande valor material e intelectual – uma delas avaliada em 428 mil dólares americanos – dão corpo a esta mostra, a maioria pertencente à colecionadora Diane Venet.
Cerca de 150 artistas, entre pintores e escultores, estão representados nesta exposição por peças desenhadas desde a segunda metade do século XX. Picasso, por exemplo, contribui com uma série de sete peças de ouro, desenhadas entre 1956 e 1973.
Setenta por cento das joias da exposição pertencem à coleção de Diane e as restantes foram emprestadas por colecionadores, galeristas e particulares.
“De Picasso a Koons – o artista como joalheiro” esteve, anteriormente, em Nova Iorque e Atenas e, depois de Valência – onde estará até ao próximo dia 17 de fevereiro – marcará presença em Miami e Seul.
11 de Dezembro, 2012
Atualidade