“Fascinam-me os ambientes”
JóiaPro · Em que consiste concretamente o seu trabalho?
Fernanda Lamelas · Elaboro projectos de arquitectura de interiores e faço também vitrinismo. A minha experiência de muitos anos nesta área já me permite ser uma espécie de consultora, dando sugestões ao nível das opções comerciais de cada lojista, e ajudando mesmo a definir o tipo de produtos para cada espaço e o tipo de espaço para cada marca. Para além de ser especialista na arquitectura de interiores de ourivesarias, a minha experiência abrange igualmente a arquitectura de edifícios e habitações.
JP: Porquê a especialização na concepção de espaços comerciais?
FL: Em qualquer viagem, visito dezenas de lojas e olho para tudo. Sou uma consumidora de produtos modernos e actuais, fascinam-me os ambientes e como eles podem provocar em nós sensações, como interagimos com eles. É nesse papel que me coloco quando tenho um novo projecto pela frente. Assumo o papel do consumidora e tento imaginar como é que eu seria cativada, como seria encantada.
JP: Quais as particularidades que tem em conta na execução de um projecto para ourivesaria?
FL: Há várias, mas uma fundamental é a segurança, que não passa apenas por ter portadas e alarmes. Outra muito importante é a noção de que a decoração se destina a realçar os produtos que se pretendem vender, que no nosso sector são sempre de pequena dimensão. Há que estar atenta aos níveis correctos de exposição, à eficácia da iluminação, ao conforto de clientes e à equipa de vendas. Há que se ter noção que trabalhamos num sector associado ao luxo e ao bom gosto.
Entrevista na íntegra na JóiaPro 40
25 de Julho, 2011
Entrevistas