Museu de joalharia contemporânea abre no Alentejo

A primeira jóia moderna criada em Portugal, um colar-gola da autoria do joalheiro Alberto Gordillo, é uma das peças do espólio do primeiro museu português de joalharia contemporânea, que abriu no início de Março na cidade alentejana de Moura.

O Museu Alberto Gordillo, criado pela Câmara Municipal de Moura a partir de uma proposta do joalheiro, está instalado no edifício do antigo quartel dos bombeiros e implicou um investimento de quase 500 mil euros.

 

O espólio do museu é composto por 226 peças da colecção de jóias criadas por Alberto Gordillo, desde os finais de 1950 até à actualidade, das quais 50 estarão em exposição permanente.

Em entrevista à Agência Lusa, Alberto Gordilho revelou que “no museu estão as primeiras e as mais importantes jóias da ourivesaria contemporânea portuguesa”.

3 de Março, 2011
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A confiança e a honestidade têm sido a bússola da nossa jornada”

Ana Isabel Castro é o rosto da Pedro Castro e Oliveiras (PCO). Há 22 anos no mercado, a PCO orgulha-se dos produtos e materiais que disponibiliza e das marcas que representa. Ana Isabel acredita que a honestidade e a confiança são os valores que representam o sucesso da marca no mercado em Portugal.

Ler mais 17 de Novembro, 2023
Entrevistas

“Queremos que se sintam confortáveis ao adquirirem o nosso produto”

Madalena Bravo, a bisneta do fundador da empresa e atual responsável pela Finogold, conduziu-nos numa breve conversa pela história da empresa revelando que é um “enorme desafio e responsabilidade” continuar o trabalho de preservação do património, da marca e dos valores familiares. Contudo, acredita que com “muita dedicação e gosto pelo que se faz” é possível levar o negócio a bom porto. 

Ler mais 14 de Novembro, 2023
Entrevistas

“As peças feitas em Portugal têm outro brilho” 

Manuela Monteiro é o rosto por detrás da empresa Maria Manuela Monteiro Unipessoal Lda., que nasceu em 2011, em Gondomar, cidade conhecida como a capital da ourivesaria portuguesa. Apaixonada pela ourivesaria, Manuela Monteiro revela que valoriza “muito o artigo português” e a ourivesaria tradicional feita em prata forrada a ouro e com rosas coroadas. Contudo, refere que vende aquilo que “o mercado procura e o que está na moda”. 

Ler mais 18 de Outubro, 2023
Entrevistas