Gemologia no Museu

Imagem da notícia: Gemologia no Museu

O Museu Nacional de Soares dos Reis encerra um dos mais ricos espólios de joalharia antiga no norte de Portugal. As peças em exposição são representativas de períodos de grande importância para a história da joalharia, designadamente os que reflectem a chegada a Portugal das pedrarias vindas do Oriente, nos séculos XVI e XVII. Além disso, existem os que espelham, com grande sumptuária, a riqueza cromática e material dos diamantes e pedras de cor brasileiras a partir do século XVIII. Assim, no passado dia 24 Outubro, o gemólogo Rui Galopim de Carvalho conduziu uma visita guiada ao museu, oferecendo um olhar gemológico sobre os materiais que compõem estas raras peças. O périplo assumiu-se um contributo para o melhor conhecimento da história da joalharia em Portugal, arte que, a nível mundial,
encontra nestes períodos grande carácter formal e arrojo material.

16 de Dezembro, 2009
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A filigrana sempre me fascinou” 

Inês Barbosa fala com imensa paixão sobre arte da filigrana e o sobre o negócio que gere. Foi ainda muito jovem que contactou com as joias e “com esta arte magnífica”.  Em 1993 nasce na Póvoa de Lanhoso a empresa Inês Barbosa, que une tradição e inovação.

Ler mais 11 de Julho, 2025
Entrevistas

“Um setor unido tem muito a ganhar” 

João Rothes é, desde abril, o novo secretário-geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP). Com um percurso profissional ligado à advocacia e consultoria, chega agora à ourivesaria com muita vontade e ambição de fazer mais e melhor. Em entrevista à JoiaPro, confessa que esta sempre foi uma área que o fascinou e que está feliz com o novo projeto.

Ler mais 18 de Junho, 2025
Entrevistas