Gemologia no Museu

Imagem da notícia: Gemologia no Museu

O Museu Nacional de Soares dos Reis encerra um dos mais ricos espólios de joalharia antiga no norte de Portugal. As peças em exposição são representativas de períodos de grande importância para a história da joalharia, designadamente os que reflectem a chegada a Portugal das pedrarias vindas do Oriente, nos séculos XVI e XVII. Além disso, existem os que espelham, com grande sumptuária, a riqueza cromática e material dos diamantes e pedras de cor brasileiras a partir do século XVIII. Assim, no passado dia 24 Outubro, o gemólogo Rui Galopim de Carvalho conduziu uma visita guiada ao museu, oferecendo um olhar gemológico sobre os materiais que compõem estas raras peças. O périplo assumiu-se um contributo para o melhor conhecimento da história da joalharia em Portugal, arte que, a nível mundial,
encontra nestes períodos grande carácter formal e arrojo material.

16 de Dezembro, 2009
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A grande vantagem é termos uma equipa conhecedora do que faz”

Quem o diz é Rui Castro, responsável pela empresa Datalíder com 30 anos de experiência no setor. Naquela que é já a quarta geração de ourives, Rui Castro é o rosto mais visível de uma equipa que desenvolve aplicações 360º no ramo da ourivesaria, sempre para “facilitar a vida de todos os clientes”. 

Ler mais 7 de Dezembro, 2023
Entrevistas

“A confiança e a honestidade têm sido a bússola da nossa jornada”

Ana Isabel Castro é o rosto da Pedro Castro e Oliveiras (PCO). Há 22 anos no mercado, a PCO orgulha-se dos produtos e materiais que disponibiliza e das marcas que representa. Ana Isabel acredita que a honestidade e a confiança são os valores que representam o sucesso da marca no mercado em Portugal.

Ler mais 17 de Novembro, 2023
Entrevistas

“Queremos que se sintam confortáveis ao adquirirem o nosso produto”

Madalena Bravo, a bisneta do fundador da empresa e atual responsável pela Finogold, conduziu-nos numa breve conversa pela história da empresa revelando que é um “enorme desafio e responsabilidade” continuar o trabalho de preservação do património, da marca e dos valores familiares. Contudo, acredita que com “muita dedicação e gosto pelo que se faz” é possível levar o negócio a bom porto. 

Ler mais 14 de Novembro, 2023
Entrevistas